Ana Fontoura Gouveia e Hugo Pires são os novos responsáveis pelas secretarias de Estado da Energia e do Ambiente, respetivamente.
O lugar deixado vago por João Galamba, ex-secretário de Estado da Energia, vai ser desdobrado em dois – secretaria de Estado da Energia e Clima e secretaria de Estado do Ambiente.
A pasta da Energia é assumida por Ana Cláudia Fontoura Gouveia, como o ECO avançou em primeira mão, e a do Ambiente por Hugo Polido Pires, lê-se numa nota da Presidência. Uma separação que já vinha a ser reivindicada, por se considerar que ambos os pelouros não eram compatíveis.
Aos 40 anos, Ana Fontoura Gouveia é doutorada em Economia pela Nova SBE, onde é Professora Assistente e leciona Finanças Públicas, lê-se na página da faculdade. Nascida na Figueira da Foz, a economista exerce funções de assessora económica no gabinete do primeiro-ministro desde outubro de 2019. Antes da entrada no gabinete político, esteve no Banco de Portugal (2004-2008 e 2018-2019), no Banco Central Europeu (2009-2014), no Ministério da Economia (2015) e no Ministério das Finanças (2016-2017).
Hugo Pires assumiu o papel de deputado, pelo PS, desde 2015. Foi coordenador do grupo de trabalho que aprovou a Lei de Bases da Habitação, e fez também parte da Comissão de Ambiente e Energia. Entre 2009 e 2013, foi vereador na Câmara Municipal de Braga, com o pelouro do Urbanismo, Reabilitação Urbana, Juventude e Proteção Civil. É licenciado em arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto e tem 43 anos.
Fonte: ECO Capital Verde