Esta é a 14ª edição anual do World LNG Report, a fonte pública de informação mais completa do mundo sobre os principais desenvolvimentos e tendências do Gás Natural Liquefeito (GNL).
Em abril de 2023, o comércio global de GNL ligava 20 mercados exportadores a 48 mercados com infraestruturas de importação, e um mercado de GNL cada vez mais globalizado tornou possível reencaminhar volumes maciços de energia numa questão de meses.
Em 2022, a capacidade global de liquefação cresceu 4,3% para um total de 478,4 MTPA, e 75% do aumento em 2022 veio dos EUA, dando-lhe a maior capacidade operacional de liquefação a nível mundial (88,1 MTPA). O volume da capacidade de liquefação aprovada diminuiu para 25,2 MTPA em comparação com os 50 MTPA aprovados em 2021.
O ano de 2022 também registou um recorde de novas capacidades de regaseificação aprovadas, e algumas colocadas em linha, em tempo recorde na Europa.
Os preços muito elevados de entrada do mercado europeu ajudaram a tornar possível o redirecionamento macivo dos fluxos de GNL da Ásia para a Europa e a equilibrar o mercado de curto prazo, ao mesmo tempo que provocaram a destruição da procura em alguns mercados asiáticos. Os preços de referência do mercado spot asiático, tradicionalmente mais elevados, foram negociados com desconto em relação ao mercado europeu pela primeira vez durante 85% do período de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023.
A procura asiática reduziu significativamente na maioria dos locais, com os dois mercados de GNL com maior crescimento nos últimos anos, a China e a Índia, a reduzirem as importações em 19,3% e 17,7%, respetivamente.
Embora os preços se tenham aproximado de níveis históricos médios no início de 2023, permanecem elevados, com um risco contínuo de regresso às condições de 2022.