Em maio de 2021, a IEA publicou o seu relatório de referência - Net Zero Emissions by 2050: A Roadmap for the Global Energy Sector. O relatório estabeleceu um caminho estreito mas viável para que o setor energético global pudesse contribuir para o objetivo do Acordo de Paris em limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais. O Roteiro Net Zero tornou-se rapidamente uma referência importante para os decisores políticos, a indústria, o setor financeiro e a sociedade civil.
Desde que o relatório foi publicado, muitas mudanças ocorreram, nomeadamente no seio da crise energética global desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022. E as emissões de dióxido de carbono do setor energético continuaram a aumentar, atingindo um novo recorde em 2022. No entanto, há também cada vez mais motivos para otimismo: nos últimos dois anos, também houve um progresso notável no desenvolvimento e implementação de algumas tecnologias-chave de energia limpa.
Esta atualização de 2023 do Roteiro Net Zero analisa este cenário complexo e dinâmico e estabelece um caminho atualizado para o net zero até 2050, tendo em conta os principais desenvolvimentos que ocorreram desde 2021.
Este relatório faz parte do apoio da AIE ao primeiro balanço global do Acordo de Paris, que será finalizado no período que antecede a COP28, a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, no final de 2023.
Fonte: IEA