Espanha e Portugal comprometem-se com um futuro mais verde, com investimentos e políticas revistas em matéria de energias renováveis e hidrogénio até 2030.

10/08/2023 | Eventos internacionais

A Península Ibérica está a preparar-se para ser o futuro centro de energia limpa da Europa, na sequência das tentativas dos governos espanhol e português para acelerar a transição energética.

Numa iniciativa que assinala o compromisso da Espanha com um futuro mais verde e com uma maior independência energética, o Ministério da Transição Ecológica espanhol (MITECO) revelou, no final de junho, um projeto de revisão do Plan Nacional Integrado de Energía y Clima (PNIEC). Este projeto delineava objetivos mais ambiciosos para 2030 em matéria de energias renováveis e hidrogénio verde, estreitamente alinhados com as ambições da UE no sentido de uma transição energética mais limpa.

Estabelecendo um objetivo significativamente mais elevado de redução das emissões de gases com efeito de estufa, o projeto delineia o objetivo da Espanha de que as energias renováveis representem 81% da produção de eletricidade até 2030, bem como um aumento significativo da capacidade-alvo de produção de hidrogénio verde através da eletrólise, que foi aumentada para 11 GW - um valor quase triplo do original. O plano prevê investimentos totais de até 294 mil milhões de euros, 85% dos quais esperam ser atribuídos a fontes privadas, sendo os restantes 15% provenientes de fundos públicos. Do investimento total, 40% serão afectados às energias renováveis, 29% à poupança e eficiência energética, 18% às redes de energia e 12% à eletrificação da economia. Em consonância com este novo projeto do Plan Nacional Integrado de Energía y Clima, a Espanha também se associou recentemente à Itália e a Marrocos, no âmbito da iniciativa European Hydrogen Backbone (EHB).

Portugal também tornou claras as suas aspirações em matéria de energias limpas, com novos e ambiciosos objetivos quanto a energias renováveis e  produção de hidrogénio verde. Portugal mais do que duplicou os seus objetivos para 2030 em termos de capacidade de produção de energia solar e de instalações de eletrólise e aumentou o seu objetivo de redução das emissões de gases com efeito de estufa para 55%, o que reflete o seu empenho numa transição para um futuro neutro em termos de carbono, abandonando as centrais eléctricas alimentadas a gás natural.

A World Hydrogen & Renewables Iberia regressa a Madrid, de 12 a 14 de setembro, como a plataforma de excelência da Península Ibérica para conversas, debates e aprendizagem sobre energias limpas.

Organizada pela World Hydrogen Leaders, a próxima conferência e fórum de networking da World Hydrogen & Renewables Iberia, que terá lugar de 12 a 14 de setembro no Riu Plaza España em Madrid, testemunha a convicção por detrás das aspirações de energia verde da região e o potencial do mercado de energia limpa da Península Ibérica, e actuará, sem dúvida, como facilitador de uma série de futuras parcerias de energia limpa na região, bem como um centro de conversação, debate e aprendizagem sobre energia limpa.

Os principais oradores incluem:

  • Thierry Lepercq, Founder & President, HyDeal 
  • Antón Martínez Rodríguez, Chief Executive Officer, Enagás Renovable  
  • Elena González Sánchez, Director of Energy Efficiency, Acciona 
  • Nuno Ribeiro da Silva, President, Endesa Portugal 
  • Marcel Galjee, Managing Director, HyCC 
  • Inês Diogo, Director of Environment and Sustainability, Madoqua 
  • Joan Batalla Bejerano, President, Sedigas 
  • Jose M Llopis, Managing Director, Spain, Smartenergy 
  • Sara Piskor, Director - Strategy, Policy, and Communications, ENTSOG 
  • Isabel Rodriguez de Rivera, Managing Director, Glennmont Partners 
  • Maria Trinidad Navarro, Managing director, Soto Solar, e muitos mais…

Os principais tópicos da conferência incluem:

  • Impactos das políticas nacionais e europeias na transição para energias limpas na Península Ibérica
  • Integração de projetos de energias renováveis e hidrogénio
  • Cadeia de fornecimento e dificuldades de engenharia, produção de hidrogénio e desenvolvimento de infraestruturas
  • Evolução das melhores práticas de integração de energia solar e eólica com armazenamento
  • Viabilidade bancária dos projetos de energias renováveis e hidrogénio verde
  • Utilizadores empresariais de energia e PPA's, fornecedores de hidrogénio, clusters, case studies... e muito mais...

A conferência deste ano também inclui um dia de Masterclass Pré-Conferência, a 12 de setembro, com sessões de duas horas em duas vertentes distintas: uma vertente centrada no hidrogénio, que se aprofunda no desenvolvimento de projetos, na viabilidade financeira e nos desenvolvimentos da região ibérica, e uma vertente de energias renováveis centrada nos PPAs, baterias, armazenamento e aquisição de talentos.

Os preços especiais para participar no World Hydrogen & Renewables Iberia terminam na sexta-feira, 18 de agosto.

Reserve um passe de delegado aqui até sexta-feira, 18 de agosto, para poder poupar no seu acesso a esta conferência. Para ver o programa completo da conferência e todas as características do evento, descarregue a brochura aqui. Veja a lista de participantes do evento recentemente publicada aqui.

Para mais informações sobre o World Hydrogen & Renewables Iberia:

Contacto: Mariana Garibay - Diretora de Marketing

Datas do evento: 12 - 14 setembro 2023

Local do evento: Riu Plaza España, Madrid, Espanha

Organizadores: WOLD HYDROGEN LEADERS, parte da Green Power Global

Correio eletrónico: mariana.garibay@worldhydrogenleaders.com

Sítio Web: www.worldhydrogenrenewablesiberia.com

Visite o evento nas redes sociais: 

@HydrogenLeaders @Iberia_HydroRen | LinkedIn | YouTube

Mais informações
Todas as notícias