A Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia do Parlamento europeu partilhou em Sessão Plenária, um Parecer dirigido à Comissão dos Orçamentos e que reflete as principais preocupações e objetivos da Comissão para garantir um orçamento que responda aos desafios atuais e futuros da União Europeia.
Resumem-se as principais considerações:
Desafios Geopolíticos:
A agressão russa na Ucrânia causou perturbações nas cadeias de valor e nos mercados de energia, afetando o atual quadro financeiro plurianual (QFP)
Investimento em Investigação e Desenvolvimento:
A União e os Estados-Membros comprometeram-se a destinar pelo menos 3% do PIB à investigação e ao desenvolvimento até 2030.
Eliminação de Subsídios aos Combustíveis Fósseis:
Compromisso de eliminar gradualmente todos os subsídios aos combustíveis fósseis e prejudiciais ao ambiente no próximo QFP.
Financiamento de Infraestruturas Energéticas:
Necessidade de aumentar significativamente o financiamento para infraestruturas energéticas críticas e transfronteiriças, promovendo energias renováveis e eficiência energética.
Competitividade e Autonomia Estratégica:
Investimentos em setores estratégicos e tecnologias críticas para reduzir a dependência de países terceiros e promover a competitividade industrial sustentável.
Transição Ecológica e Digital:
Apoio contínuo à dupla transição ecológica e digital, essencial para a competitividade e modernização da economia europeia.