A Floene fez saber esta quinta-feira que o projeto "A Energia Natural do Hidrogénio", que está a ser desenvolvido no Seixal, está a despertar interesse internacional. Uma delegação de 12 políticos alemães, do Estado Federal da Saxónia-Anhalt, visitou na quarta-feira as instalações da energética, procurando estabelecer um intercâmbio de experiências.
O projeto da Floene está a ser testado desde 2021, tendo sido concretizada a primeira injeção de hidrogénio verde (H2) na rede de distribuição de gás em Portugal, no início de março. O projeto "A Energia Natural do Hidrogénio" está a abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais. Atualmente, os clientes abastecidos estão a receber uma mistura de 12% de hidrogénio verde com gás natural, aumentando a percentagem de H2 até um máximo de 20%.
De acordo com a Floene, o H2 em causa é produzido "com energia 100% renovável," no Parque Industrial do Seixal, pela Gestene. Após a produção e armazenamento, o H2 percorre 1400 metros num gasoduto de polietileno, igual a cerca de 95% da rede de gás utilizada em Portugal, até uma estação, onde é misturado com gás natural, sendo depois distribuído aos clientes.
Fonte: Dinheiro Vivo