A International Gas Union lança hoje o "2023 Global Gas Report": A incerteza sem precedentes da procura e o nível insuficiente de investimento em gás natural, gases com baixo teor de carbono e renováveis estão a colocar em risco a transição energética, prejudicando a acessibilidade, a segurança e a sustentabilidade da energia.
Mensagens-chave do relatório
- Tendo demonstrado uma resiliência significativa face a choques extremos até 2022, a indústria global do gás saiu do ano mais turbulento da sua história mais ágil e adaptável do que nunca, mas o mercado global do gás ainda se encontra num equilíbrio instável em 2023.
- O mercado do gás continua a ter uma oferta insuficiente e é altamente sensível às flutuações da oferta e da procura.
- As enormes divergências entre as perspetivas internacionais em matéria de energia e de procura de gás, face aos baixos investimentos em gás natural, gases com baixo teor de carbono e renováveis, alimentam o risco de agravamento dos choques energéticos em 2030 e nos anos seguintes.
- O gás natural, os gases com baixo teor de carbono e os gases renováveis desempenham um papel fundamental na descarbonização dos sistemas energéticos em todo o mundo, com a ajuda da adaptabilidade da infraestrutura de GNL, que proporciona a flexibilidade extremamente necessária.
- O sucesso da transição energética será determinado por uma maior concentração no planeamento energético abrangente, no desenvolvimento de gases com baixo teor de carbono, em medidas de conservação robustas para reduzir a procura e a Captura e Sequestro de Carbono (CCS).