A Eurogas e 45 outras organizações envolvidas na descarbonização da indústria do gás na Europa apelam à União Europeia para que inclua no Pacote Hidrogénio e Gás uma meta vinculativa para 2030 relativa ao aumento da utilização do biometano.
Sendo um combustível neutro em termos de carbono que pode ser injetado nas infraestruturas atualmente disponíveis, o biometano revela-se uma ferramenta útil que contribui fortemente para a descarbonização da indústria.
Esta legislação representa a última grande via para introduzir um objetivo vinculativo para o biometano na legislação da UE, com tempo para o cumprir antes do prazo de 2030. Esta é uma oportunidade para aproveitar o objetivo atualmente recomendado de 35 mil milhões de metros cúbicos e incentivá-lo verdadeiramente.
Além disso, os signatários apelam a um objetivo vinculativo mais amplo a nível da UE para o desenvolvimento de todos os gases renováveis, complementado por medidas concretas para impor a redução da intensidade de gases com efeito de estufa do cabaz de gases até 2030.
Fonte: Eurogas