A ERSE publicou o Boletim do Apoio ao Consumidor de Energia relativo ao 1.º trimestre de 2025.

24/04/2025 | Publicações nacionais relevantes

Este documento reúne informação sobre as atividades desenvolvidas pelo Apoio ao Consumidor de Energia da ERSE, com destaque para a receção das reclamações junto das empresas de eletricidade, de gás natural, mobilidade elétrica e de GPL canalizado, efetuadas no Livro de Reclamações (formatos físico e eletrónico), bem como as intervenções da ERSE no âmbito da resolução alternativa de litígios e o atendimento telefónico prestado pela ERSE aos consumidores.

Principais conclusões do Boletim:

Pedidos de Informação

  • 960 pedidos no 1.º trimestre de 2025, um aumento de 20% em relação ao trimestre anterior.
  • Principais temas: faturação, contrato de fornecimento e qualidade de serviço técnica.

Reclamações

  • 5.166 reclamações no 1.º trimestre de 2025, um aumento de 12% em relação ao trimestre anterior.
  • Principais temas: faturação, contrato de fornecimento e práticas comerciais desleais.

Intervenção na Resolução de Litígios

  • 1.130 pedidos de intervenção no 1.º trimestre de 2025, um aumento de 26% em relação ao trimestre anterior.
  • Principais temas: faturação, contrato de fornecimento e qualidade de serviço técnica.

Atendimento Telefónico

  • Serviço disponível entre 9h00 e 19h00.
  • Principais temas: faturação, tarifas e preços, mudança de comercializador e interrupção de fornecimento.
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