Esta conferência, organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Comissão Europeia, centrar-se-á na forma como os programas espaciais europeus, com especial relevância para o Copernicus, podem ser significativos para a implementação e monitorização das ações climáticas.
O objectivo da Climate Science from Space é estabelecer uma ponte entre os ecossistemas da ciência do espaço e do clima, e realçar como os sistemas baseados na ciência do espaço, podem melhorar o a vida dos cidadãos, e serem uma contribuição vital para a protecção do nosso planeta.
Servirá também como uma oportunidade para apresentar e partilhar iniciativas, políticas e projectos, nacionais e europeus, e como estes se enquadram em iniciativas e práticas que estão a ser implementadas no resto do mundo.
A conferência está alinhada com a prioridade da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE21), uma Europa Verde, assim como com a prioridade da Comissão Europeia, o Pacto Ecológico Europeu.