O Hidrogénio renovável pode ser uma importante variável de mudança para o sistema energético. A indústria na Europa e fora dela está a investir na investigação e inovação para aumentar a utilização do hidrogénio e torná-lo o combustível verde do futuro. Como associação técnica, a MARCOGAZ participa nos esforços em curso para a transição energética, ao mesmo tempo que sublinha permanentemente a importância de medidas de segurança para os técnicos sempre que manuseiam hidrogénio. Embora o hidrogénio não seja tóxico, inflama-se muito facilmente, é altamente explosível e tem um grande alcance inflamável.
Neste contexto, MARCOGAZ publicou dois trabalhos técnicos que abordam a segurança do hidrogénio:
Na primeira publicação, "Detection and measuring of pure hydrogen and blends with natural gas",a MARCOGAZ examina as propriedades de segurança do gás natural e do hidrogénio. Uma vez que o hidrogénio e o gás natural têm propriedades diferentes, as misturas destes dois elementos levantam tópicos específicos de segurança relacionados com a infraestrutura existente de gás natural e o equipamento de utilização final para a utilização de tais misturas. Assim, o trabalho técnico da MARCOGAZ explora sistemas de deteção de hidrogénio, tais como câmaras de imagem térmica para microchamas, ou uma "detection tape" concebida para detectar fugas de gás hidrogénio.
Na segunda publicação, "Impact of hydrogen on existing ATEX equipment zones", a MARCOGAZ analisa as implicações de segurança da mistura de hidrogénio com gás natural para "Atmosphere Explosible", referindo-se às obrigações de segurança consagradas nas diretivas da Comissão Europeia. O relatório contém uma identificação e avaliação dos riscos de explosões, enfatizando simultaneamente o facto de que as zonas de risco e as medidas devem ser indicadas para se conseguir um ambiente de trabalho seguro, dado que o limite de explosão e a gravidade do hidrogénio e do metano são diferentes.
A MARCOGAZ realiza agora o seu terceiro Webinar Tech Forum de 2022 sobre o tema "Segurança do Hidrogénio", e pretende reunir especialistas na área da segurança do hidrogénio, infraestruturas de gás, saúde e segurança do trabalho, proporcionando às partes interessadas a oportunidade de trocar conhecimentos técnicos sobre o assunto.